terça-feira, 28 de junho de 2011

Antecedentes da Guerra


A Espanha ainda nos 30 não estava historicamente em sintonia com o resto da Europa. Enquanto a Europa ocidental já possuía instituições políticas modernas no mínimo a um século, a Espanha era um oásis tradicionalista, governada pela "trindade reacionária"(O Exército, a igreja católica e o Latifúndio), que tinham sua expressão na última monarquia de Afonso XIII. Vivia nostálgica do seu passado imperial grandioso, ao ponto de manter um excessivo número de generais e oficiais (1 general para cada 100 soldados, o maior percentual do mundo), em relação às suas reais necessidades.

A igreja, por sua vez, era herdeira do obscurantismo e da intolerância dos tribunais inquisitoriais do santo Oficio, era uma instituição que ainda condenava a modernidade como obra do demônio, o que obviamente, retardava o desenvolvimento científico. E no campo, existiam de 2 a 3 milhões de camponeses pobres, submetidos às práticas feudais e dominados por cerca de 50 mil hidalgos, proprietário de metade das terras do país (algo como os grandes latifundiários aqui no Brasil).

A até então ditadura do General Primo de Rivera apoiada pelo caciquismo (sistema eleitoral viciado que sempre dava seus votos ao governo), foi derrubada como resultado da grave crise econômica de 1930 (iniciada pela quebra da bolsa de valores de N. Iorque, em 1929) e em seguida, caiu também a monarquia. O Rei Afonso XIII foi obrigado a exilar-se e proclamou-se a República em 1931, chamada de "República de trabajadores".

A esperança era que de então em diante, a Espanha pudesse alinhar-se com seus vizinhos ocidentais e marchar para uma reforma modernizante que separasse estado e igreja e que introduzisse as grandes conquistas sociais e eleitorais recentes, além de garantir o pluralismo político e partidário e a liberdade de expressão e organização sindical. Mas o país terminou por conhecer um violento enfrentamento de classes, visto que à crise seguida por uma profunda depressão econômica, provocando a frustação generalizada na sociedade espanhola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário